Gibi Raro
Curiosidades
em breve
Insira a palavra-chave:
    
Capas
-

Capas
Noblet

Capas
-

Capas
-
Personagem
Akim

Em todo o mundo, gibis com personagens muito similares ao Herói das Selvas, seja no formato masculino ou feminino, sempre tiveram sucesso de público.

Houve vários plágios de Tarzan, em todos os paises. Os desenhistas e roteiristas sempre buscaram a selva como pano de fundo e um defensor.

Nesta linha, os italianos lançaram em formato book, pequeno, as aventuras de Akim, que, a exemplo de Tarzan, também conversa com os animais e mantêm a selva a salvo de contrabandistas e invasores.

No Brasil, a seríe teve muitos exemplares, mostrando a aceitação do publico.

************************************************ - A revista Akim foi publicada pela editora NOBLET,de 1983 até 1986.
- O nome original italiano da revista (e do personagem) era AKIM,IL FIGLIO DELLA SELVA (Akim,o filho da selva ) e foi criado nos anos 60 pelo cartunista italiano Paolo Pedrazza.
- Em algumas das histórias,Akim enfrentava os perigos típicos de um herói "a la Tarzan": Tribos hostis, caçadores inescrupulosos,contrabandistas,animais selvagens,salvamento de exploradores perdidos na selva,etc. Porém,em algumas edições,o autor praticamente "pirava na batatinha"e clocava Akim em histórias calcadas na mais pura ficção científica: O herói se via às voltas com andróides descontrolados,cientistas loucos,alienígenas,monstros criados em laboratório....e por aí vai.
- Um dos pontos interessantes da revista ,é que as últimas páginas eram reservadas a quadrinhos produzidos no Brasil.A maioria das histórias eram de humor e de aventura . Várias séries foram publicadas,mas as mais expressivas foram:
- Tavinho, criação de Tony Fernandes(roteiro e arte-final) e Vanderlei Felipe (desenhos), que era um menino de rua que sempre se metia em confusões; ingênuo e atrapalhado, geralmente, ele se dava mal.Essa série poderia ser considerada uma tragiocomédia.
- Taturana Tulipa, criação de Tony Fernandes (roteiro,desenho e arte-final), uma simpática taturana e suas hilárias aventuras com seus amigos insetos numa floresta. Posteriormente,a personagem ganhou uma revista, com uma coletânea de suas tiras, publicada pela extinta editora Ninja.
- Pipoca,Joinha e Vespinha, entre outros,criados pelo cartunista bahiano Paulo Cedraz. Pipoca era uma versão masculina da Magali, de Maurício de Sousa, pelo menos no que dizia respeito ao apetite exagerado; Joinha era inspirado no Anjinho, outro personagem de Maurício, só que sem as asas e vestindo uma túnica; e Vespinha, um super heroi mirim, cujo ritmo das histórias era inspirado em Gasparzinho e Brasinha (Personagens clássicos da editora americana Harvey Comics, que no Brasil passaram por inúmeras editroras, entre as quais Cruzeiro, Vecchi e Globo.)


Colaboraçao de Luiz Domingos Alvares dos Santos

Capas
Selecione o ano das edições


Estas são as edições da séries


n.º 81

n.º 124

n.º 168

n.º 169

n.º 175

n.º 180

n.º 181

n.º 184

n.º 185

n.º 186

n.º 188

n.º 191

Fórum

Direito Autoral - Este site tem como único objetivo Cultural preservar a memória dos quadrinhos publicados no Brasil, possibilitando fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, aficcionados do gênero e curiosos. Todas as manifestaçoes aqui contidas respeitam os direitos autorais dos detentores dos personagens de gibis, HQ, mangá, Comics, animes, quadrinhos e personagens em geral, bem como editoras e desenhistas contidos neste site. (Kendi Sakamoto)
desenvolvido por Dialética