Gibi Raro
     

EBAL

A Editora Brasil-América, mais conhecida por seu apelido Ebal, foi uma das mais importantes editoras de história em quadrinhos do Brasil. Fundada em 18 de maio de 1945 por Adolfo Aizen, o "Pai das Histórias em Quadrinhos do Brasil", foi de extrema importância por difundir o gênero no país. Em seu período áureo, a editora era dirigida, também, por Paulo Adolfo Aizen e Naumin Aizen, ambos filhos de Adolfo Aizen, bem como pelo jornalista Fernando Albagli.

A Ebal sempre primou pela qualidade das publicações. As letras dentro dos balões eram cuidadosamente escritas por tipografia, oferecendo um visual bonito e bem cuidado.

Algumas inovações da EBAL:
1- Todas as coleções iniciavam-se no número 1 e findavam sempre que possível, no número 100. A única exceção desse critério foi Edições Maravilhosas, que foi do número 1 ao número 200.

2- Nas primeiras séries de gibis, sempre havia uma publicação de 100 páginas, básicamente 1 Almanaque. Isso ocorreu com Zorro, Tarzan.

3- Além dos tradicionais Almanaques de final de ano, a Ebal publicava de vez em quando, um almanaque de férias, contendo 68 páginas, que mantinha a numeração normal da coleção.

4- A maioria das publicações era no formato americano. Contudo, publicações como Pequenina, Super X, Epopéia, Álbum Gigante, Misterinho, tinham tamanhos totalmente diferentes.

5- A Ebal incluiu na série Edições Maravilhosas, obras de escritores nacionais. Para tanto, contratou artistas e desenhistas nacionais para a versão quadrinizada.

6- Para as revistas de maior circulação, tipo Tarzan, Zorro, Reis do Faroeste, Roy Rogers, etc...,, muitas capas e histórias foram reprisadas.





[voltar para Curiosidades sobre editoras]
Fórum

Direito Autoral - Este site tem como único objetivo Cultural preservar a memória dos quadrinhos publicados no Brasil, possibilitando fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, aficcionados do gênero e curiosos. Todas as manifestaçoes aqui contidas respeitam os direitos autorais dos detentores dos personagens de gibis, HQ, mangá, Comics, animes, quadrinhos e personagens em geral, bem como editoras e desenhistas contidos neste site. (Kendi Sakamoto)
desenvolvido por Dialética