Gibi Raro
     

GIBI APRESENTA: DICK TRACY

GIBI APRESENTA: DICK TRACY RGE lançava nas bancas de jornal edição especial do herói!

Para celebrar meio século do detetive mais famoso da América a editora RGE lançou em 1981 uma edição especial de Dick Tracy. Com quase 100 páginas e sem anúncios publicitários a edição abria com uma reprodução da página de estréia do personagem em 4 de outubro de 1931.

Publicado nos EUA em 1953, “O Caso 3-D” apresenta o Tio Cabeça-de-lata (Kincaid ou Uncle Canhead no original), irmão milionário do personagem Bento Fartura (B.O. Plenty). Normalmente a aparência horrenda e apelidos eram reservados a vilões, aqui Tio Cabeça-de-lata não é apenas o alívio cômico, mas também a peça principal da história.

Na trama a vilã Pony (ex-esposa do Cabeça-de-lata) e o assassino 3-D Magee (exímio atirador de facas) tentam extorquir o milionário alegando seu envolvimento com um corpo enterrado em um de seus poços de petróleo.

A história se altera e nos leva a clímax impressionantes sempre com Dick Tracy à frente das investigações. No final, Tracy, após a confissão de Pony sob o detector de mentiras diz com toda frieza: “Temos provas legais para mandar você e o 3-D para a cadeira elétrica! Caso encerrado!”. A indiferença de Tracy pelos bandidos é justificada, ao longo do caso os criminosos mataram inocentes à sangue frio.

Há seqüências memoráveis como a desativação da bomba presa em Cabeça-de-lata e o confronto final de Tracy contra Pony e 3-D. O realismo da trama é fascinante.

Curiosidades:
- No Brasil “O Caso 3-D” foi publicado entre junho e setembro de 1957 e infelizmente essa edição da RGE não manteve na íntegra.
- O Tio Cabeça-de-lata foi o primeiro de muitos parentes de Bento Fartura a aparecer nas tiras de Chester Gould.
- Os métodos de investigação criminal de Dick Tracy são usados hoje em dia.

Escrito por: Kenzo, Rodger



[voltar para Curiosidades sobre outros]
Fórum

Direito Autoral - Este site tem como único objetivo Cultural preservar a memória dos quadrinhos publicados no Brasil, possibilitando fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, aficcionados do gênero e curiosos. Todas as manifestaçoes aqui contidas respeitam os direitos autorais dos detentores dos personagens de gibis, HQ, mangá, Comics, animes, quadrinhos e personagens em geral, bem como editoras e desenhistas contidos neste site. (Kendi Sakamoto)
desenvolvido por Dialética