Gibi Raro
     

RGE

Foi fundada por Roberto Marinho em 1952. A Rio Gráfica Editora fazia parte das Organizações Globo (corporação da qual faz parte a Rede Globo), mas não podia usar o nome em função de já haver no Brasil uma outra editora com o nome de Globo. Enfim passou a se chamar Editora Globo, quando adquiriu, em 1986, a gaúcha Editora Globo.

Ainda como RGE, publicou durante décadas no Brasil os quadrinhos do Fantasma e Mandrake. Em 1979 adquiriu os direitos de publicação do Homem-Aranha, do Hulk e o Quarteto Fantástico, lançando revistas mensais com seus nomes, além de alguns outros super-heróis Marvel que reuniu em almanaques de periodicidade variada: o Almanaque Marvel (que durou 17 edições) e o Almanaque Premiére Marvel (6 edições). Do mix dos personagens, os mais freqüentes eram X-Men, Nova, Mulher Aranha.

"O Águia Negra era uma espécie de Fantasma dos pobres, mas não é que vendia pra chuchu? Mas nem a metade do original, é claro: creio que o Fantasma da RGE dos anos 60 foi a revista em quadrinhos mais bem sucedida de TODOS OS TEMPOS. Na minha época, 67 a 69, vendia cerca de 200.000 exemplares por edição.

'Conan', 30 anos depois, chegou a 100.000 no auge, e a mais vendida da Abril, o 'Almanaque Tio Patinhas', parece que chegou a 120.000 no máximo. Então você imagina o que era vender 200.000 trinta anos atrás! O Fantasma, para quem não sabe, é o gibi mais vendido em todos os tempos no Brasil. Gibi. Não estou falando do 'Suplemento' ou do 'Globo Juvenil', tablóides de custo reduzido, mas que mesmo assim talvez não vendessem igual ao 'Fantasma'."

Fonte: (de uma carta de Márcio Costa para José Magnago, em 09/11/99)



[voltar para Curiosidades sobre editoras]
Fórum

Direito Autoral - Este site tem como único objetivo Cultural preservar a memória dos quadrinhos publicados no Brasil, possibilitando fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, aficcionados do gênero e curiosos. Todas as manifestaçoes aqui contidas respeitam os direitos autorais dos detentores dos personagens de gibis, HQ, mangá, Comics, animes, quadrinhos e personagens em geral, bem como editoras e desenhistas contidos neste site. (Kendi Sakamoto)
desenvolvido por Dialética