Gibi Raro
     

PERSONAGENS QUE GANHAM SEUS PRÓPRIOS GIBIS

Listei vários personagens que apareciam em publicações alheias e que depois tiveram vida própria. Gostaria que me confirmasse isso. Essa carta seguiu tão logo consegui pegar minha máquina de escrever.

ARIZONA KID – Realmente, lembro-me de que esse nome, na verdade, escondia a verdadeira identidade de Buck Jones. Só que o desenhista não era o mesmo que fazia as aventuras do cowboy na revista O Herói, da Ebal. Era um terceiro tipo, já que a Ebal publicava dois diferentes: um no Herói e outro no Reis do Faroeste. Arizona Kid saiu pela RGE, se não me engano entre 1963 a 65, por aí. Foram poucos números. A propósito, esse mesmo Buck Jones saiu, algumas vezes, nos gibis da La Selva dos anos 60, cujo título não me lembro no momento.

CAVALEIRO NEGRO – de fato, a própria RGE, não sei por que cargas d’água, andou substituindo o verdadeiro mascarado pelo Durango Kid. Saiu, que eu lembro, um número em 1956 (capa: Durango saltando sobre um bandido que está batendo em seu cavalo) e outro em 1957 (capa: Durango usando o truque do chapéu para atrair os tiros dos bandidos). Capas muito bonitas, por sinal, principalmente a primeira, que me traz muita saudade. Na época eu estava com 10 anos e era maluco por gibis. Morava em Andradina.

GAVIÃO NEGRO – Este foi o contrário. A La Selva já possuía esse título, mais ou menos entre 1953 a 1955. Só que é meio duvidosa a verdadeira identidade desse cowboy, já que não detinha uma vestimenta particular, como a maioria dos cowboys. Nos anos 60 saiu na revista BILL KID como sendo o próprio. Mas já apareceu nas páginas de outro gibi (parece que em GATILHO) como o Gavião Negro. Ele mesmo já havia saído na RGE (Don Chicote) como Bill Kid. Acho que até o Rapaz Solitário (que saía em Aí, Mocinho! Com esse nome e tinha um sósia na RGE (No Cavaleiro Negro), o Cavaleiro Mascarado) já foi chamado de Gavião Negro.

CAPITÃO MARVEL – FAMÍLIA MARVEL – Saíam no SHAZAM e outras revistas da RGE. Depois, como sabe, ganharam revista própria.

TARZAN, ROY ROGERS, ZORRO, NEVADA (Bronco Piller), todos da RGE, vieram para a EBAL com suas próprias revistas.

BUFALO BILL, BRONCO PILLER, POPEYE, PINDUCA, SOBRINHOS DO CAPITÃO, BRICK BRADFORD, CAPITÃO CESAR, BIG BEM BOLT, BRUCUTU, NICK HOLMES, FERDINANDO, THE SPIRIT, FERDINANDO, FLASH GORDON, FANTASMA, MANDRAKE, DICK TRACY, PRINCIPE VALENTE.

Vale notar que RED RYDER tinha revistas próprias simultaneamente na RGE e na EBAL, fato difícil de acontecer. Só que tinha nomes diferentes: NEVADA (Ebal) e BRONCO PILLER (RGE). Mas era a mesma criação de Fred Harmann. Uma curiosidade: as estórias publicadas pela RGE eram muito superiores.

Existem muitos personagens que tiveram suas próprias revistas já nos anos 70, assim mesmo de modo efêmero, isto é, tiveram vida muito curta. Refiro-me às publicações da GEA e da PALADINO, além da SABER, entre outras. São títulos que duraram pouco mais de meia dúzia de números (os da SABER duraram bem mais). Não sei se valeria a pena citá-las.

Fonte: Kenzo Fujimoto



[voltar para Curiosidades sobre outros]
Fórum

Direito Autoral - Este site tem como único objetivo Cultural preservar a memória dos quadrinhos publicados no Brasil, possibilitando fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, aficcionados do gênero e curiosos. Todas as manifestaçoes aqui contidas respeitam os direitos autorais dos detentores dos personagens de gibis, HQ, mangá, Comics, animes, quadrinhos e personagens em geral, bem como editoras e desenhistas contidos neste site. (Kendi Sakamoto)
desenvolvido por Dialética