Gibi Raro
     

MALHO

Editora da revista "O Malho", fundada em 1902. De tom humorístico e debochado, esta revista criticava os políticos e a sociedade da época. Criada por Crispim do Amaral, a revista foi cancelada em 1954.

Pela editora de "O Malho" passaram artistas como Angelo Agostini, Max Yantok, J. Carlos e Kalixto. Nela, o futuro fundador da Ebal, Adolfo Aizen, teve uma de suas primeiras experiências como jornalista.

Também pela mesma editora, em 1905, o cartunista Angelo Agostini, pioneiro das histórias em quadrinhos no Brasil com seu personagem Nhô Quim (em 1869, um dos primeiros exemplos de quadrinhos no mundo todo), lança a revista ¨O Tico-Tico¨, considerada pelos historiadores como a primeira revista em quadrinhos no Brasil.

Fonte: EDITORA ABRIL. A revista no Brasil. São Paulo: Abril, 2000.



[voltar para Curiosidades sobre editoras]
Fórum

Direito Autoral - Este site tem como único objetivo Cultural preservar a memória dos quadrinhos publicados no Brasil, possibilitando fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, aficcionados do gênero e curiosos. Todas as manifestaçoes aqui contidas respeitam os direitos autorais dos detentores dos personagens de gibis, HQ, mangá, Comics, animes, quadrinhos e personagens em geral, bem como editoras e desenhistas contidos neste site. (Kendi Sakamoto)
desenvolvido por Dialética